A Lei da compensação

Publicado: 03/08/2016 por andreperagine27 em Início

abre-lado-a-ladoQuando Jacques Villeneuve conquistou o mundial de 1997, muitos creditaram o título ao carro. Foram inevitáveis as comparações com seu pai. Mas dois fatos são incontestáveis. O primeiro é de que Jacques superou o peso de ser filho de uma lenda. O segundo, é de que apesar de tudo, muitos consideraram seu título como uma honra e justiça ao sobrenome Villeneuve, a conquista que havia faltado ao seu pai. E tudo isso após a conquista das 500 milhas de Indianapolis e o título da Indy Car. Desde então, ninguém repetiu o feito, e isso, ninguém irá tirar do canadense, ou de sua família. É a lei da compensação.

Nico Rosberg vive uma situação oposta. Nico é filho de Keke Rosberg, que foi campeão em 1982, justamente o ano em que morreu Gilles. E a morte de Gilles está diretamente ligada ao campeonato de Keke. Assim como o acidente que encerrou a carreira de Didier Pironi está diretamente ligado ao título de Keke. Naquele ano, a Brabham (de Nelson Piquet) resolveu abrir mão do título para desenvolver o motor BMW, que seria o motor do futuro. Esse fato também está diretamente ligado ao título de Keke Rosberg. Que venceu o campeonato com apenas 5 pontos de vantagem sobre Didier Pironi, que ficou ausente das últimas 5 corridas.

Nico Rosberg abriu o campeonato de 2016 com 4 vitórias em sequencia. Sequencia que acabou após uma malsucedida fechada em Lewis Hamilton no GP da Espanha. Desde então, somente uma vitória em Baku e mais uma malsucedida na Áustria, onde perdeu a corrida a poucas curvas do fim (Sim, na Áustria, o palco da melhor apresentação de seu pai no ano do titulo, onde quase venceu na última volta). Fechada que, aliás, parece ter acabado com a confiança de Nico, que após um início espetacular deixou Hamilton se isolar na ponta da tabela com 19 pontos de vantagem. Vantagem consolidada na casa de Nico.

No Q3 em Hockeinheim, parecia que Nico finalmente reagiria. Era sua casa. Casa de seu time. Nico fez a pole. Tem o melhor carro do Grid.  Não existe hierarquia entre os pilotos. Tudo estava perfeito, não fosse o fato de Nico estacionar seu carro na largada, permitindo não só a ultrapassagem de Hamilton como também dos pilotos da Red Bull. Não sobrou nem um pódio para Rosberg, e ao que parece, sobrará, no máximo, um vice.

Rosberg não é um piloto inferior somente a Hamilton. Rosberg era o cara que após o Q3 em Abu Dhabi 2014 precisava de Felipe Massa entre ele e Hamilton, e o que conseguiu foi Massa entre Hamilton e ele. Rosberg deu a ilusória impressão de ser rápido ao superar o genial companheiro Michael Schumacher após seu retorno da aposentadoria, assim como deu a falsa impressão de ser acima da média ao conquistar a GP2 em 2005. Nico é apenas mais um piloto.

O fato é que mesmo Nico sendo um piloto ruim, não é pior do que seu pai foi. Conquistou em 2016 a quantidade de vitórias que seu pai conquistou durante uma carreira inteira. Nico não tomou, por exemplo, uma surra igual à que seu pai ganhou do companheiro na temporada de 1986. Ao menos na tabela, Nico tem conseguido ser o melhor do resto, embora esteja sofrendo as ameaças de Max Verstappen, talvez seu pior pesadelo desde que o jovem holandês foi promovido ao time da Red Bull. Em vista disso, vemos que a Fórmula 1 está previsível não por Hamilton simplesmente ser bom, mas sim porque Rosberg é ruim. Se tiver a sorte de seu pai, talvez seja campeão. Do contrário, não. Mas um título na família já está mais do que merecido. É a Lei da compensação.

Por André Peragine

Anúncios

O que for comentado, será revertido para fundos para a criação de uma equipe Manauara-Carioca (Cosme GP para os íntimos) kkkk

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s