Questor GP: o tira-teima entre Europa e EUA

Publicado: 31/05/2016 por almeidahendrick12 em Início

Por Gabriel Almeida

Muitas pessoas que passam a acompanhar o fantástico mundo do automobilismo, se perguntam sobre as diferenças entre um carro de F1 e outro da Indy (geralmente o caso comparativo que mais se vê por aí). Segundo a revista Car and Driver, a diferença entre os carros é que, enquanto um monoposto de F1 é projetado para percorrer um circuito misto no menor tempo possível, um carro da Indy é criado para se andar em ovais a velocidade altíssimas com a ajuda do vácuo, além de suportar as inevitáveis batidas no muro, uma das consequências que esse tipo de circuito proporciona. Já no quesito regras, o jornalista Lemyr Martins, autor do livro A Saga dos Fittipaldi, “As regras da Indy impõem uma igualdade muito maior entre os oponentes. Mesmo corredores com pouco dinheiro podem levar a melhor em um campeonato.”

Comparações

O circuito Gilles Villeneuve recebeu entre 2002 e 2006 a ChampCar (a extinta CART). Foi aí que o público notou a tese da Car and Driver.Em 2005, enquanto Sebastien Bourdais pilotava seu Newmann Haas e cravava a pole em 1:20.005, Jenson Button, a bordo de uma BAR, fez a pole 1:15.217, enquanto Patrick Friesacher, com sua Minardi, fechava o grid com 1:19.574. Resumindo: se Bourdais “tivesse participado” do GP do Canadá de F1 com seu ChampCar, levaria quase 5 segundos de Button e pouco mais de 1 segundo de Friesacher.

Se Bourdais participasse com seu ChampCar no GP do Canadá de 2005, teria desvantagem de 1 segundo sobre Friesacher, da Minardi.

O Questor GP

Inaugurado em 1971, o Ontário Motor Speedway foi projetado pelo Questor Group para comportar confortavelmente 140 mil espectadores, e possuía algumas semelhanças com Indianápolis, sendo chamado de “Indianápolis do Oeste”. E para a inauguração, o grupo organizou uma corrida entre a F1 e a USAC (que daria origem a ChampCar mais tarde), com duas baterias e dois modos de largadas em cada uma delas (em movimento na primeira e parada na segunda). Ao todo, competiriam 30 carros (20 F1 e 10 da USAC, que usariam o F5000), mas por alguns imprevistos, 17 F1 e 13 USAC foram escalados para a prova.

 

questor-promo

O cartaz do Questor GP

Nomes de peso

A Fórmula 1 participou com nomes de peso, como Mario Andretti, Jacky Ickx, Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, entre outros. Já a USAC mandou para o “front” nomes como o de Mark Donohue, Bobby Unser, Al Unser, AJ Foyt e outros. Embora o traçado tivesse sua parte mista, os pilotos enfrentariam uma parte oval do circuito. Muitos carros da F1 sofreram com o desgaste e a avaria de algumas peças. Desses, os mais “sacrificados” foram os BRM, que tiveram suas suspensões traseiras rachadas.

Bandeira verde!

Logo na 1ª volta da primeira bateria (que teve largada em movimento), Ickx dá o bote e assume a liderança da prova, liderança esta perdida na 5ª volta quando Stewart retoma a frente. Na volta 10 o cenário é o seguinte: Stewart liderando com uma certa folga, Ickx em 2º seguido de Amon, Donohue e Andretti.

Em mais algumas voltas, Andretti passa por Amon e Donohue, e se fixa em 3º. Com problemas nos pneus, Ickx é obrigado a parar nos pits para um pitstop, Mario ganha mais uma posição e chega à 2º. A prova transcorria muito bem para Stewart, mas, no final da 1ª bateria, Jackie tem um pequeno problema e é obrigado a diminuir o ritmo, dando a vitória de mão beijada para Andretti.

Resultado da 1ª bateria (32 voltas – em negrito: pilotos da F1):

1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Jo Siffert BRM P160
4 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
5 Jacky Ickx Ferrari 312B
6 Chris Amon Matra MS120
7 Tim Schenken Brabham-Ford BT42
8 Howden Ganley BRM P155
9 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
10 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
11 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
12 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
13 Derek Bell March-Ford 701
14 Lou Sell Lola-Chevrolet T192

Volta mais rápida: Chris Amon (Matra MS120), 1:43.088

Não terminaram a prova:
15 John Cannon March-Cosworth 701
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
17 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
18 Pedro Rodriguez BRM P160
19 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
20 Swede Savage Eagle-Plymouth
21 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34
22 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
23 Al Unser Lola-Chevrolet T192
24 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
25 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
26 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
27 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
28 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
29 A.J.Foyt McLaren-Chevrolet M10B
30 George Follmer Lotus-Boss 70

Não largaram:
— David Hobbs McLaren-Ford M10B
— Pete Lovely Lotus-Ford 29C
— Jack Byers Lola-Chevrolet T190

Já na segunda bateria, com largada parada, Stewart tratou de partir para cima de Andretti e o ultrapassa, só que, na volta 11, Andretti recupera a ponta, e, na volta 16, já abre 5 segundos de vantagem! No final da corrida, Andretti vence fácil com Stewart e Amon batalhando pela 2ª posição. Mais atrás, vinham Ickx e Siffert  batalharam firme pela 4ª posição. Brigaram tanto que ambos rodaram e deram a 4ª posição de bandeja para Pedro Rodriguez.

Resultado da 2ª bateria (32 voltas),

1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Chris Amon Matra MS120
4 Pedro Rodriguez BRM P160
5 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
6 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 John Cannon March-Cosworth 701
10 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
11 Howden Ganley BRM P155
12 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
13 Jo Siffert BRM P160
14 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
15 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711

Volta mais rápida: Pedro Rodriguez (BRM P160), 1:42.777

No resultado agregado:

1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
4 Chris Amon Matra MS120
5 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33
6 Jo Siffert BRM P160
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 Howden Ganley BRM P155
10 Pedro Rodriguez BRM P160
11 Jacky Ickx Ferrari 312B
12 John Cannon March-Cosworth 701
13 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
14 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
15 Derek Bell March-Ford 701
16 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
17 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
18 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
19 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
20 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
21 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
22 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
23 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
24 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
25 Swede Savage Eagle-Plymouth
26 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34
27 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
— Al Unser Lola-Chevrolet T192
— A.J.Foyt McLaren-Chevrolet M10B
— George Follmer Lotus-Boss 70

No final da corrida, a F1 venceu (e dominou) o Questor GP, mas por ironia do destino, um piloto americano (Mario Andretti) faturou a prova. Após esse “duelo”, o circuito recebeu apenas algumas provas da USAC, que se despediu de lá na década de 80. Atualmente o circuito está abandonado.

Algumas fotos do evento:

7d759647047b36fd6b4eee58d45620b7

Emerson Fittipaldi a bordo do seu Lotus

25943f8ec382362538f2dcc5d794b499

Mark Donohue (26) sendo caçado por Mario Andretti (5)

1971qu_follmer

George Follmer realizando ajustes em seu F5000

Anúncios

O que for comentado, será revertido para fundos para a criação de uma equipe Manauara-Carioca (Cosme GP para os íntimos) kkkk

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s